Como um software de Gestão da Qualidade pode ser útil para tratar uma NC
>
>
Como um software de Gestão da Qualidade pode ser útil para tratar uma NC
Mulher no computador explicando como um software de Qualidade auxiliar na NC

Você já pensou em utilizar um software de Gestão da Qualidade para gerenciar as Não Conformidades (NC) relacionadas ao seu negócio? Pode parecer óbvio, mas essa é uma daquelas funcionalidades que merecem atenção especial, afinal a tecnologia faz toda a diferença em nossa vida, desde que saibamos utilizá-la adequadamente. 

E quando falamos de não conformidades, existem algumas ferramentas para gerenciar processos e produtos. A tarefa é complexa, mas nós garantimos: é possível realizar uma gestão assertiva com o software certo.

Vale lembrar que é preciso tratar as não conformidades reais e potenciais da empresa, considerando elencar e cumprir todos os requisitos. A regra é clara, não existe meio termo. Ou um processo está em conformidade com os requisitos ou não está. 

Por isso, um software de Gestão da Qualidade pode ser muito útil para tratar uma NC. A ferramenta permite descrever, com detalhes, os desvios que ocorreram, e ainda possibilitar registrar o motivo da irregularidade constatada, indicando qual requisito não foi atendido. 

Ou seja, fica mais simples identificar o que não foi cumprido, o que, aliás, deveria ser a missão de todo software: simplificar a vida dos gestores e analistas de Qualidade.

Análise crítica das não conformidades

Ao adicionar os dados em um software é fundamental identificar as consequências que a não conformidade pode trazer para a organização e o contexto em que está presente. 

Também é importante ressaltar se é a primeira vez que ocorreu determinada falha, mencionar o que foi afetado com a não conformidade e quais os processos impactados.

Depois de apontar a ação imediata que a equipe decidiu tomar diante da não conformidade, é preciso fazer uma avaliação para compreender a causa. Essa análise pode ser feita com várias ferramentas da qualidade, como diagrama de Ishikawa, MASP (Método de análise e solução de problemas) ou até um brainstorming.

Vantagens de um software de Gestão da Qualidade

Muitas organizações não contam com uma estruturação da análise dos desvios e das não conformidades. Contudo, se os gestores utilizarem o tratamento das não conformidades a seu favor, podem impactar o meio ambiente, a segurança dos trabalhadores e o atendimento de requisitos, o que pode até evitar perdas financeiras.

A utilização de um software para gerenciar as não conformidades, portanto, apresenta inúmeras vantagens e benefícios não alcançados por uma planilha. Com a ferramenta adequada aliada à tecnologia, gráficos e planilhas estarão disponíveis sem risco de corromper dados. E não é preciso uma estrutura de TI para utilizar os softwares. O armazenamento de dados é feito na nuvem para garantir 100% de confidencialidade e segurança da informação.

Com o sistema você consegue compilar os dados, visualizar todas as informações e fazer gestão do que está aberto, pendente ou em andamento, além de checar se o prazo está sendo cumprido. E no caso do GestQual CONFORMIDADES, você ainda consegue integrar todos os módulos que utiliza.

Por que utilizar o GestQual CONFORMIDADES?

  • Agiliza e padroniza o processo de tratamento de não conformidades
  • Utiliza Metodologias PDCA/MASP
  • Aponta Requisitos de Normas
  • Notifica por e-mail a abertura e atraso de tratamento das não conformidades e suas ações
  • Possui repositório para anexar evidências objetivas
  • Gera relatórios diversos e com múltiplos filtros, facilitando as ações gerenciais
  • Dispõe de ferramentas de análise de causas (5 Porquês, Diagrama de Ishikawa)

Quer saber mais detalhes? Clique aqui e entre em contato conosco. 

Compartilhar:

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart