Implementar ou assegurar a execução da ISO 45001 nas empresas é fundamental para quem quer garantir a segurança e saúde ocupacional em qualquer ambiente de trabalho. Empresas de todos os setores e tamanhos devem priorizar a proteção de seus funcionários, garantindo condições de trabalho seguras e saudáveis.
Para auxiliar nesse processo, a norma ISO 45001 foi desenvolvida com o objetivo de estabelecer um sistema de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional eficaz com foco na melhoria do desempenho em termos de Saúde e Segurança do Trabalho. Neste artigo, vamos explorar os detalhes essenciais dessa norma e seu impacto nas empresas.
O que é a ISO 45001?
A certificação ISO 45001 é uma norma internacional que define os requisitos para um sistema de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO). Criada para ajudar as organizações a melhorar sua eficiência na prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e incidentes relacionados à saúde e segurança no trabalho, oferece orientações processuais para permitir que a organização melhore, de forma proativa, o seu desempenho, prevenindo lesões e problemas de saúde aos colaboradores.
Ao implementar a ISO 45001, as empresas são capazes de identificar e controlar riscos, reduzir lesões e melhorar o desempenho geral de segurança e saúde ocupacional.
Benefícios da ISO 45001 para as empresas
A implementação da ISO 45001 traz uma série de benefícios para as empresas, portanto, vale a pena conhecê-los.
Cumprimento legal
A norma ISO 45001 ajuda as organizações a garantir o cumprimento das leis e regulamentações relacionadas à segurança e saúde ocupacional. Isso reduz o risco de sanções legais e melhora a reputação da empresa perante clientes, fornecedores e funcionários.
Redução de acidentes e doenças ocupacionais
A norma proporciona um framework para identificar e controlar riscos ocupacionais, contribuindo na prevenção deles. Isso resulta em um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os funcionários, reduzindo absenteísmo e melhorando a produtividade.
Melhoria contínua
A ISO 45001 promove a cultura da melhoria contínua dentro da organização. Ao estabelecer processos para monitorar e revisar o desempenho de segurança e saúde ocupacional, as empresas podem identificar áreas de oportunidade e implementar ações corretivas, garantindo aprimoramentos constantes.
Engajamento dos funcionários
A norma incentiva a participação ativa dos funcionários no sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional. Isso cria um ambiente de trabalho colaborativo, no qual a equipe se sente valorizada e contribui com seu conhecimento e experiência para a melhoria das práticas de segurança.
Em resumo
- Aprimora as respostas às questões de conformidade regulamentar;
- Reduz o índice de absenteísmo por acidentes de trabalho e doenças laborais;
- O tempo de inatividade e de interrupções operacionais torna-se menor;
- Consequentemente, promove um aumento na produtividade;
- Sem contar que estimula a responsabilidade social, contribuindo com a imagem da marca no mercado;
Implementando a ISO 45001
A implementação eficaz da ISO 45001 requer um comprometimento de toda a organização, desde a alta direção até os funcionários de todos os níveis. Aqui estão algumas etapas-chave para implementar a norma:
Análise inicial
Realize uma análise detalhada dos riscos ocupacionais e identifique as áreas que precisam de melhorias. Isso envolve a revisão das políticas e procedimentos existentes, avaliação de riscos e definição de metas de segurança e saúde ocupacional.
Planejamento e implementação
Com base na análise inicial, desenvolva um plano de ação detalhado para implementar os requisitos da ISO 45001. Isso pode incluir a criação de procedimentos operacionais padrão, treinamento dos funcionários, comunicação interna assertiva e a alocação de recursos adequados.
Monitoramento e controle
Estabeleça um sistema de monitoramento para avaliar regularmente o desempenho de segurança e saúde ocupacional da organização. Isso pode envolver auditorias internas, análise de dados, inspeções regulares e feedback dos funcionários.
Nesse ponto, a tecnologia pode ser sua aliada: um software de Gestão da Qualidade como GestQual, por exemplo, tem módulos que podem simplificar esse monitoramento, como o GestQual Riscos, como veremos abaixo.
Revisão e melhoria
Realize revisões periódicas do sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional para identificar oportunidades de melhoria. Com base nessa análise, implemente medidas corretivas e preventivas para garantir a conformidade contínua com os requisitos da norma.
Certificação
Para demonstrar o compromisso com a segurança e saúde ocupacional, as empresas podem buscar a certificação da ISO 45001. Isso envolve a auditoria externa de um organismo certificador independente, que avaliará se a organização está em conformidade com os requisitos da norma.
Tecnologia a favor da implementação da ISO 45001 nas empresas
Conforme mencionamos, a tecnologia é uma aliada na implementação de normas como a ISO 45001. Um software de Gestão da Qualidade é uma ferramenta que apresenta soluções de forma prática e simplificada para o dia a dia da empresa.
O GestQual Riscos torna possível, simples e prática a execução de diversas tarefas inerentes à Gestão da Qualidade, tais como:
- Atendimento à norma ISO 45001, ISO 14000 e ISO 31000, além de outras normas de gestão de riscos.
- Simplifica o cadastramento e a estruturação dos riscos de produtos, processos, projetos e instalações.
- Usa padrões FMEA e GUT;
- Analisa os riscos através de Matriz de Riscos e NPR;
- Realiza o tratamento prático através de ações diretamente no módulo;
- Plota automaticamente a Matriz de Riscos e calcula o NPR;
A automatização do Sistema de Gestão da Qualidade traz diversos benefícios para a empresa, como aumento da produtividade, redução de custos e mais facilidade na auditoria, além do atendimento às normas.
E para fechar esse assunto, vale ressaltar que a ISO 45001 desempenha um papel fundamental na promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Ao implementar os requisitos dessa norma e ainda recorrer a um software de Gestão da qualidade, as empresas podem melhorar sua eficiência na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, garantindo a conformidade legal e a proteção de seus funcionários.
Além disso, a busca pela certificação ISO 45001 demonstra o compromisso da empresa com a segurança e saúde ocupacional, fortalecendo sua reputação no mercado. Portanto, considerar a implementação da ISO 45001 é um passo importante para empresas que valorizam a segurança e bem-estar de seus colaboradores.
Quer saber mais detalhes sobre como um software pode colaborar nesse processo todo? Clique aqui e entre em contato conosco.