A importância da ISO 14000 na Gestão da Qualidade
>
>
A importância da ISO 14000 na Gestão da Qualidade
Mãos unidas com foco na ISO 14000, pelo meio ambiente

A ISO 14000 é uma série de normas internacionais que estabelecem diretrizes para a gestão ambiental de uma organização. Sua implementação ajuda a garantir que a empresa opere de forma sustentável, minimizando os impactos ambientais e maximizando a eficiência na gestão de recursos. 

A Gestão da Qualidade, por sua vez, tem como objetivo garantir que os produtos ou serviços oferecidos pela organização atendam às expectativas dos clientes e sejam entregues dentro das especificações acordadas. 

Nesse sentido, a atenção aos regulamentos aplicáveis e o compromisso com a melhoria contínua são pontos essenciais desta norma e, portanto, fundamentais na Gestão da Qualidade. Ambos podem ser facilitados com o uso da tecnologia. 

Série ISO 14000

A Série ISO 14000 é composta por várias normas:

ISO 14001: esta é a norma mais conhecida e abrangente da série. Ela estabelece os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) eficaz, que permite que a empresa controle seus impactos ambientais. É direcionada à certificação por terceiras partes.

ISO 14004: fornece orientações gerais para a implementação de um SGA, de acordo com a ISO 14001. Destinada ao uso interno, esta norma ajuda as empresas a entenderem como aplicar a ISO 14001. Em outras palavras, corresponde ao suporte da gestão ambiental.

ISO 14006: esta norma fornece diretrizes para a incorporação de aspectos ambientais no design e desenvolvimento de produtos. Ela ajuda as empresas a reduzir o impacto ambiental de seus produtos ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a concepção até o descarte.

ISO 14010: são normas sobre as Auditorias Ambientais. São elas que asseguram credibilidade a todo processo de certificação ambiental, visando as auditorias de terceiras partes, nas quais se verificam os compromissos estabelecidos pela empresa em seu Sistema de Gestão Ambiental.

ISO 14015: estabelece diretrizes para a avaliação ambiental de sites e organizações. Além de ajudar as empresas a avaliar os impactos ambientais de suas atividades, contribui também na identificação de pontos de melhoria e auxilia a tomada de medidas para minimizar os riscos e impactos negativos.

ISO 14031: reúne orientações para a medição e avaliação do desempenho ambiental, contribuindo com a definição de indicadores, monitoramento de seu desempenho ao longo do tempo e identificação de oportunidades de melhoria.

ISO 14040: são normas sobre a Análise do Ciclo de Vida, estabelecendo as interações entre as atividades produtivas e o meio ambiente. Analisa o impacto causado pelos produtos, processos e serviços relacionados desde a extração dos recursos naturais até a disposição final.

Outras normas

Além dessas normas, a série ISO 14000 também inclui outras normas relacionadas, como a ISO 14020 (rótulos e declarações ambientais), a ISO 14064 (gestão de gases de efeito estufa) e a ISO 14050 (terminologia ambiental). Juntas, essas normas ajudam as empresas a implementar uma gestão ambiental mais eficaz e sustentável a fim de assegurar o SGQ.

Benefícios da série ISO 14000 às empresas

A cada ano, a atenção às questões ambientais vem conquistando um espaço mais expressivo no mercado. Segundo dados da pesquisa ISO Survey 2021, a ISO 14001 registrou um aumento de 10% no total de certificados válidos em nível global, se comparado com o resultado de 2020, que também foi maior (11,5%) do que em 2019.

Isso porque existem vários benefícios para quem implementa as normas da série ISO 14000 na gestão da qualidade. Entre eles estão:

Redução de custos

A adoção de práticas sustentáveis pode reduzir os custos operacionais da empresa, por exemplo, por meio da redução do consumo de água, energia e matérias-primas.

Melhoria da imagem da empresa
A preocupação com o meio ambiente é uma questão cada vez mais relevante para a sociedade. A implementação da ISO 14000 pode melhorar a imagem da empresa junto aos seus stakeholders, como clientes, fornecedores e investidores.
Cumprimento de regulamentações ambientais

A adoção da ISO 14000 pode ajudar a empresa a cumprir as regulamentações ambientais vigentes em seu setor, evitando multas e sanções.

Redução de riscos

A gestão ambiental adequada pode reduzir os riscos de acidentes ambientais, danos à saúde humana e prejuízos financeiros.

Oportunidades de negócios

A implementação da ISO 14000 pode abrir novas oportunidades de negócios para a empresa, especialmente em setores relacionados à sustentabilidade.

Um documento sobre as Normas, produzido pela ESALQ (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), da USP (Universidade de São Paulo) aponta, ainda, outras vantagens:

Garantia de implementação política

A ISO 14001 força a organização a superar a inércia, ligando a política ambiental (promessas vazias) a objetivos e metas reais.

Consistência mundial para competição internacional

A ISO 14001 fornece um mecanismo de gestão ambiental responsável, em locais onde as normas são mínimas ou não existentes. E, além de oferecer uma abordagem consistente internamente para as preocupações ambientais, a certificação pela ISO 14001 permite às empresas identificarem-se com parcerias comerciais e com preocupações ambientais.

Satisfação do cliente

Principalmente no caso de fabricantes de bens duráveis, muitas normas ISO estão mais disseminadas.

Como a tecnologia pode auxiliar na implementação da ISO 14000

Empresas que buscam aumentar a padronização dos processos tendo como base o padrão ISO de melhoria contínua, podem optar pela implementação de várias normas simultaneamente. Por exemplo, a ISO 14001, ISO 45001 e a ISO 9001, considerada a norma-mãe para todas as outras certificações ISO. 

Contudo, é importante que sua empresa esteja madura digitalmente falando e preparada para absorver as demandas relacionadas à Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e outras normas.

Nesse sentido, um software de Controle de Mudanças é um aliado no SGQ, já que além da solicitação da mudança, facilita o processo de revisão, avaliação de impacto, aprovação, implementação e avaliação da implementação.

Outro momento importante da Gestão da Qualidade com foco na ISO 14000 é a avaliação de fornecedores que, muitas vezes, diante das enormes demandas do dia a dia da empresa, acaba sendo preterida entre as tarefas. 

Um Software para Avaliação de Fornecedores como o GestQual permite que o gestor da Qualidade administre o relacionamento da empresa com os fornecedores existentes e potenciais, além de proporcionar meios de medir a qualidade de serviços e produtos.

Com o GestQual Fornecedores é possível fazer o cadastro de fornecedores com categorização, controlar a rotina de avaliações periódicas informando automaticamente o período de atualização da avaliação, controlar os resultados de inspeção de entregas de serviços e produtos e ainda produzir um relatório com indicadores da avaliação de fornecedores.

E todos os módulos do nosso Software para Gestão da Qualidade podem ser integrados, simplificando a busca de documentos e o cumprimento das normas. O treinamento é acompanhado por uma equipe especializada que está pronta para atender a empresa do início ao fim.

Para saber mais detalhes, clique aqui e entre em contato conosco.

Compartilhar:

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart