Quando se trata de gestão empresarial, o maior desafio é lidar com gente!
Fato é que todo processo de gestão, incluindo o da Qualidade, envolve, acima de tudo, comportamento humano. Pessoas podem ser parte do problema ou da solução. Pouco (ou nada) adianta ter processos mapeados e desenhados na parede com os seus respectivos fluxogramas, manuais, indicadores etc. se as pessoas não estiverem de fato comprometidas e engajadas com a causa.
-> 3 fundamentos são muito importantes: sensibilizar, comunicar e participar. A falta deles leva a 3 causar para que a sua equipe não se engaje com a Qualidade:
1- Quando não faz sentido
Em geral, os projetos de implantação da Gestão da Qualidade são internamente mal vendidos, ao ponto de os colaboradores criarem muito mais aversões do que simpatias para tudo que envolve a Qualidade (profissionais, consultorias, sistemas etc.). Em muitos casos os colaboradores da empresa enxergam as práticas da Qualidade como algo que lhes trará mais trabalho, mais regras a observar e mais controles a se submeter. Portanto, se eles não tem ideia da importância ou do objetivo, certamente não enxergarão sentido.
2- A comunicação é mal planejada
Não basta comunicar. É preciso engajar! E para isso é necessário ter pessoas de referência na organização que possam transmitir os conceitos da Qualidade. Pessoas que não apenas dominam tecnicamente o assunto, mas, sobretudo, que efetivamente sejam entusiastas da área. Forme multiplicadores internos da Qualidade espalhados em cada setor da sua organização.
3- Não está na pauta das lideranças
Cabe às lideranças o papel da consolidação da cultura da Qualidade e do monitoramento dos indicadores da qualidade. Sem lideranças comprometidas e que saibam vender internamente a importância da Gestão da Qualidade, dificilmente qualquer projeto que tenha o enfoque na Qualidade terá êxito.