Você já parou para pensar na importância de um software de Gestão de Riscos na área da Saúde? Os processos realizados para evitar qualquer situação que ameace a integridade física e mental humana, precisam ser registrados de forma coerente para direcionar condutas que favoreçam a manutenção do bem-estar e facilitar a visualização de lacunas que podem ter motivado alguns problemas.
Aliás, só para reforçar, problema é diferente de risco. O primeiro se refere a situações já ocorridas; o segundo a situações futuras. A área da saúde e o gerenciamento de risco, portanto, caminham juntos, um não deve existir sem o outro. A atenção ao uso de ferramentas adequadas e à capacitação dos profissionais pode ser determinante para o sucesso das ações.
O gerenciamento de riscos tem função fundamental: evitar qualquer tipo de acidente e, para isso, é necessário prevê-los. E, de quebra, contribuir com a boa reputação da instituição, afinal, um fato ocorrido pode virar notícia negativa ou até ação judicial.
Os gargalos do sistema de saúde têm motivado a judicialização. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o número de casos novos tem aumentado a cada ano, com um total que ultrapassa 2,5 milhões de processos entre 2015 e 2020.
As razões que levam os pacientes a processar uma instituição de saúde vão desde erros em laudos ou em diagnóstico, até insatisfação com os resultados, demora e mau atendimento. Então, precisamos ficar atentos para identificar e classificar os riscos
Identificando riscos
Identificar os riscos na área da saúde é fundamental, pois só assim é possível evitá-los. Para tanto, é essencial considerar alguns aspectos, como a cadeia que inclui fornecedor – logística – cliente, resultados de pesquisa de satisfação, avaliação das reclamações de clientes, apontamentos da auditoria (interna e externa), tendências de judicialização, entre outros.
A classificação da natureza dos riscos também é primordial, pois com as categorias definidas, é possível definir as prioridades das ações. É preciso considerar os riscos estratégicos, operacionais e financeiros.
Software de gestão de riscos na Saúde
Mas, afinal, qual é a importância de um Software de gestão de riscos na área da Saúde Chegamos ao ponto. Um software é ideal para um processo simples, dinâmico e eficaz das etapas de identificação, análise, avaliação e tratamento dos riscos.
Contribui com a centralização das informações e auxilia no controle das ações para um processo organizado e planejado. Tudo isso, envolvendo apenas os recursos essenciais para um gerenciamento completo dos riscos que permeiam as empresas.
O software de Gestão da Qualidade da GestQual tem um módulo específico para o gerenciamento de riscos. De fato, o sistema simplifica todo o processo e tem auxiliado muitas empresas na área da Saúde.
Por que utilizar o GestQual RISCOS?
- Possibilita o atendimento à norma ISO 31000 e a outras normas de gestão de riscos;
- Simplifica o cadastramento e a estruturação dos riscos de produtos, processos, projetos e instalações;
- Usa padrões FMEA e GUT;
- Analisa os riscos através de Matriz de Riscos e NPR;
- Realiza o tratamento prático por meio de ações diretamente no módulo;
- Plota automaticamente a Matriz de Riscos e calcula o NPR;
- Disponibiliza um workflow completo, guiando o usuário a cada etapa para um processo mais rápido de criação e análise do Risco;
- Integra com o módulo de não conformidades para um tratamento aprofundado de falhas;
- Acompanha os prazos e atividades com alertas automáticos por e-mail.
Quer saber mais detalhes sobre o GestQual RISCOS? Clique aqui e entre em contato conosco.