Gestão da Qualidade: o que é e por que é essencial?
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Gestão da Qualidade: o que é e por que é essencial?
O que é Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade: será que, de fato, você sabe o que é e por que ela é fundamental para uma empresa, em especial na área da Saúde?

Qualquer atividade ordenada para nortear e controlar uma empresa com foco em gerar melhorias nos produtos e serviços, garantindo o cumprimento das normas e a completa satisfação dos clientes pode ser considerada como Gestão da Qualidade. 

Em outras palavras, Gestão da Qualidade é uma estratégia de administração. O processo envolve um despertar da consciência da qualidade em toda equipe, e sua importância deve ser reconhecida, primordialmente, pela Diretoria da empresa. É dali que as ações se ramificam ordenadamente.

Com o aumento da competitividade no mercado, as exigências dos clientes também se refinam, daí a importância de melhorar continuamente seus produtos e processos, para superar as expectativas e manter o cliente por perto. Para as empresas que querem se manter competitivas, a Gestão de Qualidade é assunto obrigatório.

E hoje existe uma série de soluções para controlar os processos diários e potencializar os resultados. É por isso que o investimento em novas tecnologias tem se destacado ano a ano nesse setor. 

Uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) estima que até o fim deste ano sejam investidos de R$ 345,5 bilhões na área de TI

Em contrapartida, um levantamento realizado pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) indicou que no início de 2023 o Brasil atingirá a marca de 216 milhões de computadores (desktop, notebook e tablet) em uso, o que significa que atingirá a marca de 1 computador por habitante (100% per capita). A tendência é que o trabalho e o estudo na modalidade híbrida, incentivados sobremaneira durante a pandemia, continuem em alta.

O uso da tecnologia aliado à Gestão da Qualidade

Diante desse cenário, aliar a Gestão da Qualidade à tecnologia, mais do que necessário, tornou-se urgente. E enquanto muitas empresas ainda mensuram o custo de implementar tal estratégia, outras – mais adiantadas – calculam o custo de não investir. Isso porque já notaram que uma gestão focada na Qualidade é capaz de organizar a equipe, otimizar processos e gerar resultados, para que a entrega de soluções seja compatível com os interesses dos clientes. Ou até os supere!

Ou seja, recorrer à tecnologia como, por exemplo, optar por um software de Gestão da Qualidade é a melhor maneira de manter o seu sistema em pleno funcionamento. E isso é essencial por diversos motivos.

Com o SGQ em sincronia, a empresa consegue fornecer mais clareza e segurança à sua equipe, gerando uma consequente melhoria na produtividade dos funcionários. Os custos operacionais são reduzidos, já que a prevenção passa a ser prioridade, à frente da correção de erros, que também é importante, claro. Mas a tendência é observar uma redução deles, já que a análise de riscos também se torna mais dinâmica e eficiente. 

Os resultados desse encadeamento podem ser mensurados na satisfação e fidelização dos clientes, no aumento da competitividade no mercado e na melhoria da lucratividade para a empresa. Parece bom, né?

Não é à toa que muitas companhias estão aderindo ao GestQual para automatizar o seu SGQ. Quer saber mais detalhes? Clique aqui e entre em contato conosco.

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