O Setor de Qualidade de uma empresa passa por diversas etapas, e as ferramentas para Gestão de Riscos são imprescindíveis. São elas que permitem analisar os riscos de forma sistemática, com base em dados reais, a fim de reunir subsídios para direcionar as decisões da organização.
Para desenvolver esta função, o Analista de Qualidade deve capacitar-se a fim de fazer uma análise cuidadosa dos riscos internos e externos, avaliar as políticas e os métodos em vigor na empresa, desenvolver uma estratégia de gestão de risco e documentar todo esse processo. Essa etapa é fundamental, já que as recomendações se tornam base para futuras decisões de gestão.
Também é importante ter conhecimento sobre os tipos de risco que podem comprometer os processos, a qualidade e até a reputação de uma empresa. Leis e regulamentações são as primeiras questões que devem se manter em pauta quando se fala em riscos externos. Mas há que se considerar também as forças da natureza e os saltos tecnológicos.
Há ainda os riscos financeiros – como flutuações cambiais, preços de mercado ou liquidez, riscos da governança corporativa – como o modelo de gestão, comunicação e cultura corporativa e os riscos relacionados ao desempenho – como vendas, pesquisa e desenvolvimento.
Para lidar com tantos detalhes, é preciso recorrer a software e ferramentas que garantam uma gestão de risco mais segura possível.
As principais ferramentas para Gestão de Riscos
Existem diversas ferramentas para Gestão de Riscos disponíveis no mercado, mas a aplicação delas requer conhecimento de todas as etapas que a compõem. Isso porque é preciso implantá-las integralmente, caso contrário, podem não surtir os efeitos desejados.
Por isso é importante conhecer os métodos e suas aplicações para poder recorrer a eles sempre que necessário.
What If
Com foco na identificação de ameaças, a What If propõe uma verificação de falhas em projetos, normas ou procedimentos. Também pode ser utilizada para avaliar o comportamento e a capacitação da equipe no ambiente de trabalho.
Sua aplicação é simples: com base na área de atuação da empresa e no conhecimento da equipe, basta fazer a pergunta “E se?” (em inglês, “What if”). Por exemplo: E se o forno termostático tiver sua temperatura modificada?
Desta forma, a equipe consegue identificar perigos e até suas causas, atuando para evitar que o problema ocorra ou estabelecendo um método rápido de solução.
Análise Preliminar de Risco – APR
Esta é uma das técnicas mais comuns para evitar acidentes e deve ser aplicada na fase inicial de novos projetos. A análise preliminar de riscos permite que se estabeleça procedimentos de segurança para orientar a equipe sobre os riscos a que todos estão submetidos. Com isso, reduz-se as possibilidades de falhas humanas ou mecânicas.
Para aplicá-la deve-se construir uma tabela com os possíveis perigos relacionados a cada atividade, anotando também suas causas e consequências.
Checklist
Uma das mais básicas – e mais satisfatórias – ferramentas para Gestão de Riscos, o checklist pode ser menosprezado por sua simplicidade. Porém é fundamental para verificar a efetiva aplicação das medidas recomendadas em processos de análise de risco anteriores.
Além disso, requer uma ação a partir dos dados que se tem em mãos, afinal, se não houver uma análise e interpretação adequadas, esta ferramenta não será eficaz.
Enfim, o que todo Analista de Qualidade precisa saber
Nem sempre uma única ferramenta para gestão de riscos é suficiente para nortear as decisões. Mas sem elas, o caminho torna-se mais difícil e ainda mais arriscado. Esse é um ponto importante que todo Analista de Qualidade precisa saber.
Outra questão é que para analisar os riscos, é preciso conhecer profundamente todos os setores e processos da empresa.
E, por fim, contar com um software para Gestão de Riscos que permita a visualização do todo e a aferição com dados reais, pode ser a melhor solução, aliada à tecnologia, para cumprir essa desafiadora missão.
O GestQual RISCOS é ideal para um processo simples, dinâmico e eficaz das etapas de identificação, análise, avaliação e tratamento dos riscos. Capaz de centralizar as informações e controlar as ações, torna o processo organizado e planejado com os recursos essenciais para um gerenciamento completo dos riscos que envolvem as empresas.
Para saber mais informações sobre o software GestQual RISCOS e conhecer todas as suas possibilidades, clique aqui e entre em contato conosco.