Mudança de versão da ISO 9001
A norma ISO 9001, utilizada para implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade está sendo revisada pela ISO (International Organization for Standardization), e a publicação da sua nova versão, a ISO 9001:2015, está programada para setembro de 2015.
As diretivas da ISO estabelecem que suas normas devem passar por um processo chamado “revisão sistemática”, no mínimo, a cada 5 anos para saber se devem ser:
– confirmadas
– emendadas ou revisadas
– descartadas
Desde então as normas ISO 9000 já foram revisadas 3 vezes, os principais destaques das revisões anteriores foram:
- 1987: elementos isolados com três níveis de requisitos
- 1994: tendência de norma única, convergência para a ISO 9001
- 2000: norma única de requisitos, gestão por processo
- 2008: pequenas alterações – emenda para melhorar a clareza
A versão 2015 trará mudanças profundas que provocará grandes impactos ao processo de gestão da qualidade das empresas certificadas.
A versão revisada contará com dez seções:
1. Escopo
2. Referências normativas: as duas seções terão uma redação específica da norma (incluindo-se o resultado esperado).
3. Termos e definições: referência a termos comuns e definições básicas descritas no anexo SL, assim como qualquer outro que se refira exclusivamente ao SGQ.
4. Contexto da organização: nesta seção incluem-se os requisitos relativos à compreensão da organização com relação à aplicação da norma, necessidades e expectativas das partes interessadas, o alcance do SGQ e o próprio SGQ.
5. Liderança: liderança e comprometimento da alta direção, política do SGQ, assim como funções, responsabilidades e autoridade.
6. Planejamento: ações para abordagem de riscos e oportunidades, objetivos do SGQ e planos para atingi-los.
7. Recursos: recursos necessários para o SGQ, qualificação de pessoal, treinamento, sensibilização, comunicação e informação documentada.
8. Operação: Planejamento e controle operacional.
9. Avaliação de desempenho: monitoramento, medição, análise e avaliação, auditoria interna e análise crítica pela alta direção.
10. Melhoria: não conformidade, ações corretivas e melhoria contínua.
As principais mudanças são:
- A introdução de novos conceitos como a abordagem à gestão baseada no risco, gestão da mudança, conhecimento organizacional, informação documentada, gestão de recursos, entre outros;
- Aplicação da estrutura de alto nível e texto comum para as normas de sistemas de gestão, definida centralmente pela ISO;
- A eliminação do requisito referente às ações preventivas, passando o próprio sistema de gestão, com uma abordagem baseada em risco, a constituir uma ferramenta preventiva;
- A introdução de requisitos associados à identificação do contexto da organização e requisitos relevantes de partes interessadas;
- A revisão dos princípios de Gestão da Qualidade;
- Uso de uma linguagem simplificada, capaz de ser compreendida por um número amplo de leitores; usando, por exemplo, o termo “bens e serviços” em detrimento do termo “produtos”;
- A revisão profunda de alguns requisitos, com o objetivo de serem aplicados por organizações de todos os setores de atividade, nomeadamente, o requisito referente aos equipamentos de medição e monitorização e concepção e desenvolvimento;
- Eliminação do conceito de exclusões sendo agora relembrada a possibilidade de haver flexibilidade na aplicação, mas não exclusão.