Com mais de 30 anos de atuação, empresa fortalece práticas de melhoria contínua com apoio da plataforma GestQual
Fundado em 2000 a partir de um projeto idealizado dentro da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Laboratório Gontijo é hoje referência em análises clínicas e citopatologia no Sul da Bahia. O que começou como uma proposta acadêmica dos estudantes, na época, Dra. Shirley Guimarães e Dr. Mário Gontijo e hoje transformou-se em uma empresa consolidada, com presença em diversas cidades da região e foco na excelência dos serviços prestados à população.
Desde o início, a proposta do laboratório foi levar serviços laboratoriais de qualidade a regiões com carência de infraestrutura e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do entorno. Essa missão se fortaleceu ao longo dos anos com investimentos em tecnologia, qualificação de equipe e, principalmente, na gestão da qualidade.
Em 2005, o Laboratório Gontijo obteve a certificação ISO 9001, tornando-se o primeiro da região a alcançar esse reconhecimento internacional. A conquista, no entanto, veio acompanhada de desafios: manter os processos organizados e atender às exigências da certificação com controles feitos por planilhas manuais, que exigia tempo, atenção redobrada e aumentava o risco de falhas.
Solução tecnológica
A virada aconteceu em 2022, durante o Congresso da SBAC (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas), quando os gestores conheceram a plataforma da GestQual, apresentada pelos consultores Elias Souza e Lucas Querino. Após uma análise técnica, a empresa optou por adotar a solução para modernizar a gestão do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Com a implantação do software, a equipe passou a contar com controles automatizados, alertas de prazos vencidos, gerenciamento de ocorrências e não conformidades, além de recursos como QR Codes para aferição de temperatura e registro de atividades críticas.
“A gestão da qualidade garantiu a precisão e a confiabilidade dos resultados dos exames. As certificações atuam como um selo de qualidade, demonstrando o compromisso do laboratório com as melhores práticas. A implementação de um sistema de gestão da qualidade, muitas vezes, envolve a adoção de padrões éticos e morais, técnicos e legais, como o próprio Laboratório Gontijo menciona em sua política de qualidade. Isso reforça a imagem do laboratório como uma instituição séria e responsável”, afirma Julliana Araújo, gestora da qualidade do Laboratório Gontijo.
Credibilidade e crescimento
Além disso, a certificação e a estruturação do SGQ contribuíram para ampliar convênios, atrair profissionais qualificados e consolidar a reputação do laboratório junto a médicos, pacientes e parceiros. Atualmente, a empresa conta com unidades também em Eunápolis (matriz e postos de coleta), Porto Seguro, Itabela, Guaratinga, Trancoso, Santa Cruz Cabrália, Coroa Vermelha, Itapebi.
Segundo Julliana, o maior aprendizado foi a mudança de cultura organizacional. “Houve uma mudança de cultura, uma maior consciência e responsabilidade de todos, com o objetivo e compromisso constante de melhoria contínua.”
Para ela, manter um sistema de gestão da qualidade bem estruturado é essencial para garantir resultados confiáveis, segurança aos pacientes e sustentabilidade para o negócio.
Outra vantagem mencionada por Julliana é a atração e retenção de talentos, uma vez que profissionais de alta qualidade buscam trabalhar em instituições que valorizam a excelência e oferecem um ambiente de trabalho organizado e com foco em resultados. “A gestão da qualidade contribui para atrair e reter talentos, o que, por sua vez, eleva ainda mais o nível dos serviços”.
Quer saber mais sobre como a tecnologia da GestQual está impulsionando a qualidade em laboratórios como o Gontijo? Acesse o site e conheça a plataforma.