Mudança de versão da ISO 9001
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Mudança de versão da ISO 9001
Mudança de versão da ISO 9001

Mudança de versão da ISO 9001

 

A norma ISO 9001, utilizada para implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade está sendo revisada pela ISO (International Organization for Standardization), e a publicação da sua nova versão, a ISO 9001:2015, está programada para setembro de 2015.

As diretivas da ISO estabelecem que suas normas devem passar por um processo chamado “revisão sistemática”, no mínimo, a cada 5 anos para saber se devem ser:

– confirmadas

– emendadas ou revisadas

– descartadas

Desde então as normas ISO 9000 já foram revisadas 3 vezes, os principais destaques das revisões anteriores  foram:

  • 1987: elementos isolados com três níveis de requisitos
  • 1994: tendência de norma única, convergência para a ISO 9001
  • 2000: norma única de requisitos, gestão por processo
  • 2008: pequenas alterações – emenda para melhorar a clareza

A versão 2015 trará mudanças profundas que provocará grandes impactos ao processo de gestão da qualidade das empresas certificadas.

 

A versão revisada contará com dez seções:

1.      Escopo

2.      Referências normativas: as duas seções terão uma redação específica da norma (incluindo-se o resultado esperado).

3.      Termos e definições: referência a termos comuns e definições básicas descritas no anexo SL, assim como qualquer outro que se refira exclusivamente ao SGQ.

4.      Contexto da organização: nesta seção incluem-se os requisitos relativos à compreensão da organização com relação à aplicação da norma, necessidades e expectativas das partes interessadas, o  alcance do SGQ e o próprio SGQ.

5.      Liderança: liderança e comprometimento da alta direção, política do SGQ, assim como funções, responsabilidades e autoridade.

6.      Planejamento: ações para abordagem de riscos e oportunidades, objetivos do SGQ e planos para atingi-los.

7.      Recursos: recursos necessários para o SGQ, qualificação de pessoal, treinamento, sensibilização, comunicação e informação documentada.

8.      Operação: Planejamento e controle operacional.

9.      Avaliação de desempenho: monitoramento, medição, análise e avaliação, auditoria interna e análise crítica pela alta direção.

10.    Melhoria: não conformidade, ações corretivas e melhoria contínua.

 

As principais mudanças são:

  • A introdução de novos conceitos como a abordagem à gestão baseada no risco, gestão da mudança, conhecimento organizacional, informação documentada, gestão de recursos, entre outros;
  • Aplicação da estrutura de alto nível e texto comum para as normas de sistemas de gestão, definida centralmente pela ISO;
  • A eliminação do requisito referente às ações preventivas, passando o próprio sistema de gestão, com uma abordagem baseada em risco, a constituir uma ferramenta preventiva;
  • A introdução de requisitos associados à identificação do contexto da organização e requisitos relevantes de partes interessadas;
  • A revisão dos princípios de Gestão da Qualidade;
  • Uso de uma linguagem simplificada, capaz de ser compreendida por um número amplo de leitores; usando, por exemplo, o termo “bens e serviços” em detrimento do termo “produtos”;
  • A revisão profunda de alguns requisitos, com o objetivo de serem aplicados por organizações de todos os setores de atividade, nomeadamente, o requisito referente aos equipamentos de medição e monitorização e concepção e desenvolvimento;
  • Eliminação do conceito de exclusões sendo agora relembrada a possibilidade de haver flexibilidade na aplicação, mas não exclusão.

 

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